sábado, 28 de agosto de 2010

As histórias de quando a vovó era criança IV

São Paulo , 28 de agosto de 2.010




As histórias de quando a vovó era criança  IV



A mentira acreditada ... há há há ...vamos lá!

... eu posso contar uma coisa da escola?
_  pode vovó , aqui a senhora pode tudo, a vovó é quem manda!
... só que tem uma mentira no meio... e eu não gosto de contar pras criança porque eu tenho medo que elas aprendi a mentí...
... então ...
... a gente foi pra escola , se eu não meengano , foi numa quinta-feira...
... e quando chegamo na escola , era feriado e a gente não sabia.
... aí nóis chegamo e a professora falou ... pode ir embora que é feriado..
... aí tinha umas menina que era riquinha , era bem de vida , a gente achava , né...
... elas era gente que podia...
... aí elas convidaram a gente pra ir na casa delas ... e nóis foi..
... aí a gente foi escondido...
... essa aí que era a mentira ...
... a gente foi , era muito longe.
... aí chegou na casa delas e elas tinha brinquedo...
... e a gente não tinha , porque a gente era pobre...
... a gente não tinha.
... aí nóis fomo brincar de barra bol!
... e como que era brincar de barra bol vovó?
_  era assim...
... a gente faz uma fileira...
... aí a gente joga a bola lá pra trás..
... aí ... eu não lembro mais como era esse tróço...
... mas a tia do Paulo , também jogava isso quando era pequena...
... aí , formou um temporal de chuva e nóis tá brincando ...
e não tá vendo que tá formando um temporal de chuva...
... aí a mãe das meninas chamou nóis e disse:
_ meninas , vão embora , porque evem lá um temporal de chuva!
... porque é muito longe aqui...
... aí a gente foi e já era umas três ou quatro horas...
... era bem longe e a gente andando umas duas horas...
... eu acho que era daqui do Lauzane até o Jabaquara ...
... era muito longe...
... aí a gente veio ... veio embora chorando ...
... era eu , a beca a Adelaide , a irmã dela e a Florinda ...
... cinco meninas ...
... aí primeiro de tudo, nois passô roupa no ferro pra secá logo...
... e os irmão delas , vendo tudo.
... aí então , aconteceu o que ?
... aí aí ... ainda tava longe de casa, já tava escuro...
... chegamo em casa seis horas , seis e meia...
... aí a aula acaba as quatro horas e quatro e meia a gente já tá em casa...
... aí a minha mãe falô assim :
... por que cêis demorô?
_ porque choveu e nóis foi na casa da Florinda.
... mas era mentira...
... nóis não tinha passado na casa da Florinda , nóis tinha passado na casa da Adelaide.
... aí ficou assim...
... uma mentira acreditada ... ( vocês me dão licença , mas essa é demais!!!  hahahahaha )
... vovó , me desculpa , mas eu não vou escrever mais não ...
_  espera aí , ainda tem mais uma coisinha...
... aí o Joãozinho encheu a roça de mato do homem...
... o Joãozinho é o mato.
... mas vovó , isso é nessa história?
... É.
... o mato enchía a roça da pessoa...
... aí fazia um mutirão e todos iam na roça ajudá a carpí ...
... eu esqueci de falá o nome do sítio , o Sítio do Canimério ...
... e os menino e as menina que era dono , era amigo nosso...
... era os Nadir Figueiredo ...
... sabe ... aqueles dos copo...
... e isso tudo é lá em Minas...
... era esses amigos ...
... aí meus irmãos tava tudo junto...
... aí , eles díz ... cêis viram o que aconteceu com as meninas semana passada?
_ não , o que aconteceu?
... sabe aquele dia do temporal , elas passaram aqui em casa e vestiram as roupas da minha irmã...
... aí quando nóis chegô em casa , eles contaram tudo pra minha mãe...
... que nóis não tinha trocado roupa na casa da Florinda...
... tinha cido na casa da Adelaide...
... essa que era a mentira , os irmão da Adelaide que descobriu...
... a mentira foi grossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário